O admirável mundo dos morcegos

Description

“Dia da Ecologia” assinalado em Évora com a colocação de caixas-abrigo para morcegos nas Hortas Urbanas

Estão abertas as inscrições para participar na colocação de caixas-abrigo para morcegos nas Hortas Urbanas de Évora.

Esta atividade, que dá continuidade a diversas ações de sensibilização ambiental realizadas no Núcleo Museológico do Alto de S. Bento, enquadra-se no tema geral de referência do município para o ano de 2020 “Agir pelo ambiente. Construir um concelho sustentável”, responde também ao desafio da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) para que se assinale o “Dia da Ecologia” e terá lugar no dia 14 de setembro, a partir das 18 horas, com ponto de encontro junto ao Monte de Santo António (Portas de Avis).

Para além da instalação das caixas-abrigo a atividade inclui ainda uma breve apresentação sobre o importante papel ecológico dos morcegos no controlo de pragas e uma oficina artística dinamizada pela Associação PédeXumbo.

Segundo Bruno Silva, da Universidade de Évora, "os morcegos são animais com características únicas que lhes conferem um potencial enorme como supressores de pragas agrícolas. São os únicos mamíferos voadores e possuem um sistema avançado de ecolocalização que lhes permite voar e caçar de noite. Em Portugal, todas as espécies de morcegos conhecidas alimentam-se de insectos, incluindo muitas pragas agrícolas. Por noite, um único morcego chega a consumir mais de metade do seu peso em insectos. No entanto, apesar dos seus muitos benefícios para o ser humano, muitas espécies de morcegos estão presentemente ameaçadas, em grande parte devido à perda do seu habitat e dos seus abrigos naturais.
A colocação de abrigos artificiais (caixas-abrigo) é uma acção com resultados comprovados para atrair morcegos, sendo considerada uma medida eficaz e amiga do ambiente para reduzir o número de insectos na área circundante. Adicionalmente, os excrementos dos morcegos são ricos em azoto e fósforo, nutrientes essenciais ao desenvolvimento das plantas, podendo ser utilizados como fertilizante orgânico”.

Esta é uma atividade ao ar livre, organizada pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a Universidade de Évora e o Movimento “Chão Nosso”, e respeita um plano de contingência de acordo com a legislação em vigor.

Por razões organizacionais há necessidade de inscrição prévia para o tlf 266736163 ou para o e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. até ao dia 13 de setembro.

Público-alvo | Target audience
Comunidade em geral
Instituição | Institution
Câmara Municipal de Évora
Website
http://www.cm-evora.pt
Email
mailto:pedro.costa@cm-evora.pt
Facebook
https://www.facebook.com/EvoraNoticias/posts/1590528751125738

Location information

Evora, Portugal

Street
Rua do Lagar do Cêbo 10
City
7000-532 Évora
County
Évora
Country
Portugal
Cookies

This website uses cookies to personalise your experience and analyse user traffic.